1) Antes de assar as carnes, certifique-se que o fogo esteja estabilizado. Nada de labaredas ou fumaça em excesso!
2) Preste atenção na temperatura da carne antes de levá-la à churrasqueira. Se ela foi congelada, deve ser descongelada antes e estar em temperatura ambiente ao ir para o fogo.
3) Distribua o sal grosso por todo o corte, retirando o excesso enquanto a carne estiver assando. Lembrando que o sal não deve estar úmido.
4) Evite os "temperos especiais". Basta sal para a carne ficar deliciosa.
5) O espeto deve estar a 40cm do fogo, para proteger a carne das altas temperaturas das churrasqueiras e evitar que fique seca.
6) As labaredas não devem estar altas para não entrar em contato com a carne, não secá-la demais e nem carbonizar a superfície. Para conter as labaredas, nunca jogue água, caso contrário a churrasqueira perde muito calor.
7) Para abaixar as labaredas, jogue um pouco de cinza de churrascos anteriores ou até mesmo um punhado de areia.
8) Quando achar que a carne está pronta, retire-a do fogo e corte um pedaço para ver o corte internamente.
9) Fatias finas aumentam o sabor do churrasco.
10) Não tenha pressa. É preciso respeitar o tempo de preparo de cada corte, evitando-se acelerar ou retardar o processo.
11)Churrasqueira não é lixo! Nunca jogue resto de comida, palito de dente ou bituca de cigarro junto ao carvão.
12)Para T-bones, coloque-os com a parte do contrafilé (a menos macia) voltada para o fundo.
13)Compre as carnes em um açougue de confiança. Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.
14)Não exagere no sal. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedacinhos menores para peças menores. Você pode moê-lo no liquidificador, por exemplo. Dica: em um prato, coloque um punhado de sal e acomode a carne, jogando mais um punhado de sal sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assá-la, elimine o excesso com as mãos.
15)Segundo Tatiana, o mais recomendado é usar uma churrasqueira de alvenaria, com lados, fundo e parte inferior fechados, o que ajuda a armazenar o calor e produzir um churrasco de qualidade.
16)Grelhar ou assar? Se ficar a 15 cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para peças menores. Para assar, Tatiana recomenda as alturas de 40 cm (para pedaços médios) e 60 cm (grandes).
17)Os convidados chegaram? Comece assando a costela suína, acomodando-a a 40 cm da brasa e no fundo da grelha, onde o calor é mais intenso. Essa também a hora das assar as linguiças (na mesma altura mencionada). Atenção: nunca fure-as com um garfo, pois elas perderão líquido e, consequentemente, ficarão secas, sem suculência.
18)Vire as carnes apenas uma vez. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador. Evite furar a peça.
19)Gosta de filé mignon? Ele é bom, sim, para churrascos, mas precisa de um cuidado diferenciado. Essa carne, mais sensível, precisa de um calor forte. Coloque a mão a 15 cm da brasa e tente contar até quatro. Essa é a intensidade recomendada para esse corte (para todos os outros tipos de carne, o ideal é fazer o mesmo procedimento, mas a contagem deve ser até cinco).
20)Não tente fazer um corte alto bem passado. Para essa finalidade, prefira cortes finos.
1:Como Afiar Suas Facas